Um círculo vicioso!

Data da Postagem: 20/04/2012

Uma vez mais os gremistas são surpreendidos com a venda de um de seus craques!
 
Agora quem vai é Mário Fernandes, a maior revelação do Olímpico nos últimos anos, trazido pelas mãos do ex-presidente Duda Kroeff e de seus dirigentes de futebol. A imprensa noticia o valor de 11 milhões de euros. Mas quanto ficará com o Clube? Arrisco-me a dizer que menos de a metade. Mário Fernandes – jovem atleta – devia receber cerca de R$ 60 mil por mês, provavelmente uma quinta parte do que ganham alguns jogadores em final de carreira, contratados a peso de ouro.
 
Triste é que a história se repete: o Clube estoura a folha de pagamento com contratações caras de jogadores ultrapassados, sem contar os muitos pernas-de-pau, e paga a conta vendendo suas promessas, seus verdadeiros craques, aqueles que de fato poderiam nos levar aos títulos que há muito já não alcançamos. Prova é que a imprensa já anuncia uma possível venda de Fernando, uma das raras pérolas produzidas em nossa base.
 
É preciso romper com esse verdadeiro círculo vicioso que perdura por anos. Profissionalizar de verdade o futebol do Clube, dotando-o de estrutura e planejamento. Criar os meios adequados para que o Grêmio possa captar recursos e investir na formação de atletas e, principalmente, no seu bom aproveitamento.
 
Enquanto isso não ocorrer, continuaremos a mandar nossos craques embora para pagar as famosas contratações “de grupo”, as apostas quase sempre perdidas em “boleiros” recusados pelos grandes clubes do centro do país, o repatriamento de jogadores em final de carreira ou, ainda, as invariavelmente frustradas contratações de estrangeiros de nível médio.
 
É hora de mudar, de investir numa nova estruturação profissional do futebol que possa nos permitir a formação de grupos vitoriosos para, enfim, voltarmos ao cenário do futebol mundial.
 
Renato Moreira
Conselheiro do Grêmio e integrante do MGV