Muito mais do que um Software

Data da Postagem: 18/07/2014

Muito mais do que um Software
Grêmio, 111 anos de história, pioneirismo e paixão. Pioneiro nas conquistas dentro e fora de campo. Pioneiro nas excursões que nos tornaram conhecidos em todo mundo muito antes do título mundial, orgulhosamente ostentando o sobrenome Porto Alegrense. Pioneiro na quebra de paradigmas, na construção do seu patrimônio, desbravando áreas da cidade, erguendo sua casa e levando prosperidade para a região. Sempre com recursos próprios. Pioneiro também na construção e na gestão de uma Arena, mostrando aos demais o caminho do futuro.
 
Pois enquanto o Brasil discute em todas as esferas as mudanças e melhorias que devem ser implantadas no futebol pentacampeão, o Grêmio trabalha. E mais um vez como líder inovador, o clube finalizou em 17 de julho um processo iniciado há mais de 6 meses, anunciando a parceria firmada com a alemã SAP, em evento para a imprensa no SAP Labs Latin América, em São Leopoldo. Com sede em Walldorf (ALE) e com subsidiárias em mais de 130 países, a SAP SE é líder mundial em software; uma potência com mais de 250 mil clientes no mundo, sendo 3.700 no Brasil. O anúncio veio num momento de exaltação do futebol alemão, de sua organização, dos seus métodos e das suas ferramentas.
 
Criada pela SAP dentro do clube alemão TSG 1899 Hoffenheim, a solução Team Performance atende primariamente ao Departamento de Futebol, com um conjunto de softwares que fazem a leitura e a interpretação da performance dos atletas através de dispositivos utilizados nas caneleiras e nas bolas, que transmitem dados em tempo real para receptores e câmeras que serão instalados na Arena e nos CTs de Eldorado e Humaitá. 
 
Informações como aceleração, velocidade e potência da bola, distância percorrida pelo atleta, velocidade, posse de bola, efetividade do passe, dentre outras, são transformadas em estatísticas, apresentadas através de gráficos e relatórios de fácil interpretação, acumuladas ao longo do tempo, permitindo análises históricas e acompanhamento do desempenho e evolução dos atletas, em todas as categorias do clube. Este aparato permite também análises táticas do treinamento, posicionamento dos jogadores, distanciamento entre eles e uma série de simulações com base nos dados armazenados. Muitas destas funcionalidades também foram utilizadas pela seleção do técnico Joachim Löw que encantou o mundo na Copa de 2014.
 
Segundo o gerente da seleção alemã e embaixador da marca SAP, Oliver Bierhoff, em apenas 10 minutos, 10 jogadores com três bolas geram mais de sete milhões de informações que precisam ser armazenadas e catalogadas de forma instantânea. Não é preciso ser um expert em informática para imaginar os equipamentos que devem ser montados para dar suporte a estas atividades.
 
Este tipo de situação que decorre da coleta massiva de dados com orientação geoespacial é atualmente conhecida como Big Data. E a SAP tem também uma das mais avançadas tecnologias para lidar com a situação. A plataforma Hana, outro componente adquirido pelo Grêmio, é um software e um servidor especializado com tecnologia de processamento In Memory. Esta tecnologia conta com uma velocidade muito superior aos conhecidos discos rígidos, o que permite que as análises estejam disponíveis em questão de segundos. Ficou curioso? Clique aqui e dê uma olhadinha então neste vídeo do TSG 1899 Hoffenheim 
 
Em termos de mobilidade, a parceria entre Grêmio e SAP deverá trazer benefícios também para o seu torcedor. Está previsto o desenvolvimento de um aplicativo para smartphones, no qual o torcedor poderá adquirir ingressos, verificar o melhor trajeto até a Arena e utilizá-lo para efetuar suas compras nas praças de alimentação.
 
Por fim, além do Team Performance, o Grêmio vai substituir seus sistemas transacionais pelo moderno ERP SAP All-in-One, adquirido simultaneamente e que deverá ser implantado a partir de 2015, após a mudança definitiva para a Arena. Este ERP vai representar para o clube uma substancial melhoria nos seus controles e nas suas ferramentas de gestão administrativa, além de um grande incremento na governança corporativa. Em breve, o logotipo azul com as três letras SAP, sigla em alemão para Systemanalyse und Programmentwicklung, vai ser visto em muitos lugares no Grêmio. Vá se acostumando.
 
Com atitude, visão e novamente com pioneirismo, o Grêmio torna-se o primeiro clube da América Latina a fazer uso das soluções SAP para o futebol.
 
Sigam-nos. Outra vez.
 
ANTÔNIO DUTRA JUNIOR
Conselheiro do Grêmio