Nota oficial –  MGV é contrário à aprovação de alteração estatutária

Nota oficial – MGV é contrário à aprovação de alteração estatutária

Data da Postagem: 21/06/2017

Prezado associado gremista

Neste sábado será realizada Assembleia Geral para votação de duas mudanças estatutárias sugeridas pelo Conselho Deliberativo. As propostas a serem apreciadas são a de alteração nas datas das reuniões ordinárias do Conselho Deliberativo para ajustar o período de análise dos balancetes do Clube, adequando-se aos procedimentos do Conselho Fiscal; e a inclusão no Estatuto Social da obrigatoriedade da Comissão para Assuntos Eleitorais elaborar o Regimento Eleitoral das eleições, disciplinando também a necessidade de revisão do mesmo em todo o ano eleitoral.

O atual Regimento Eleitoral do Grêmio foi redigido após os flagrantes excessos da chapa situacionista, havidos por ocasião das eleições de renovação do Conselho Deliberativo de 2007, tendo por finalidade impedir o abuso do poder econômico, político e dos meios de comunicação. Já foi utilizado em sucessivas eleições, sempre servindo para que se coibissem irregularidades, tal como nos pleitos de 2012 (eleições para a presidência) e 2016 (renovação do Conselho Deliberativo), nos quais as chapas situacionistas, repreendidas pela Comissão Eleitoral em razão de deploráveis episódios de “uso da máquina”, chegaram ao “pátio” sub judice.

O sentido do Regimento Eleitoral é garantir a participação efetiva dos sócios nas decisões importantes do Clube, evitar o uso da máquina administrativa, manter a paridade dos processos eleitorais e impossibilitar que o Grêmio fique a mercê de interesses econômicos. O Movimento Grêmio Vencedor – MGV alerta que a segunda proposta que será submetida aos associados neste sábado, a pretexto de incluir a previsão da edição do Regimento Eleitoral no Estatuto do Clube, na prática, põe sua finalidade em risco: a obrigatoriedade de sua revisão antes de cada processo eleitoral deixa suas regras ao talante da maioria ocasional do Conselho Deliberativo. Nossa posição, por isso, é contrária à aprovação da alteração estatutária em questão.

A Assembleia Geral será realizada neste sábado, na Arena, das 10h às 15h, no saguão do Portão A. Estão aptos a participar da Assembleia os associados maiores de 16 anos, pertencentes ao quadro social há mais de dois anos ininterruptamente e em situação regular, com a mensalidade do mês de maio de 2017 paga até 05 (cinco) de junho de 2017. Acesso ao local de votação poderá ser pela rampa Oeste. Os associados munidos de sua carteira de Sócio e exclusivamente para este fim, poderão também utilizar gratuitamente o estacionamento do Grêmio (N-1), com entrada pelo portão 2 do estacionamento E1.