Agora a bola está com o sócio gremista!

Data da Postagem: 26/05/2011

O Movimento Grêmio Vencedor (MGV) lamenta que o Conselho Deliberativo (CD) do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense tenha deixado de fazer história nesta quarta-feira, dia 25, ao rejeitar uma ideia revolucionária e sem precedentes como a "Cláusula de Barreira Zero". Achávamos que, sendo guardiões dos rumos de um clube de vanguarda em muitas áreas e em muitos momentos históricos do futebol brasileiro, os conselheiros do Grêmio pudessem superar barreiras políticas e ter a sensibilidade de atender o anseio do associado, abrindo as portas do clube à democracia plena e completa.

Mas, por uma postura conservadora e que demostra a desconfiança ainda depositada no discernimento do seu associado, o Conselho Deliberativo preferiu reduzir a cláusula de barreira de 30% para 20%, o que é um passo mínimo, tímido e que freia o avanço dos mecanismos mais independentes e democráticos na regulação que envolve a atuação e a participação política dos agentes associados tricolores.

O MGV agradece, com imensa satisfação, o reconhecimento público daqueles que se sensibilizaram e se engajaram na defesa desta proposta. Fomos coerentes com a nossa própria história. Uma questão de princípios e ideais. Anos atrás, tivemos a coragem de propor, de forma inédita, por intermédio de alguns de nossos integrantes, a abertura democrática e as eleições diretas no clube. Hoje, também de forma original, estamos tendo a coragem de querer dar mais um passo à frente, ampliando a abertura anteriormente conquistada, certos de que, no final, serão beneficiados o Grêmio e o seu torcedor.

Estamos orgulhosos de nosso pioneirismo e protagonismo na apresentação de um tema que significa um verdadeiro "choque institucional". Mas também temos a certeza de que ainda falta muito para comemorar. É preciso trabalhar mais pela convergência, por afinidades e pela sintonia em projetos de governança e de gestão. Precisamos ter mais ousadia no trato político, coragem e clareza nos posicionamentos, sempre na busca de uma melhor sinergia e comunicação com o associado do clube.

Se ainda não atingimos a plenitude dos nossos propósitos, pelo menos a reunião de ontem deixou muito claro quais foram as propostas que garantiriam a verdadeira transparência, abertura e ampla participação de todo o associado gremista. E o fato desta votação preliminar ter garantida sua ratificação pela Assembleia Geral dos Sócios do GFPA é a razão maior para mantermos nossa esperança no retorno de dias de glória para o Imortal Tricolor.

Agora a bola estará com vocês, sócios tricolores! Em breve serão convocados para, mais uma vez, ajudarem seu clube do coração numa decisão importante, como tantas outras vezes já fizeram no Estádio Olímpico. E confiamos no seu grito! De democracia, de liberdade de escolha, de pluralidade de ideias e de participação plena na vida do clube. A luta continua e queremos seguir trabalhando na busca de vitórias e conquistas memoráveis.

Nosso compromisso continuará sendo sempre lutar pela eliminação de barreiras e por SÓCIOS SOBERANOS, LIMPOS e LIVRES.