Faça a diferença, sócio gremista!

Data da Postagem: 28/10/2011

Os sócios do Grêmio foram convocados para Assembleia Geral no próximo sábado, dia 29, voltada à ratificação das propostas de alteração estatutária aprovadas pelo Conselho Deliberativo. A medida, mais que o cumprimento de uma obrigação legal, serve para viabilizar a participação dos sócios no clube, o que é instrumento indispensável para a construção de um Grêmio moderno, democrático e vencedor.

É inegável a relevância das matérias que serão submetidas ao crivo do associado: redução da cláusula de barreira, Ficha Limpa, substituição dos titulares pelos suplentes e obrigatoriedade da nomeação de comissões permanentes. Mas os avanços deveriam ter sido maiores, como no caso da revolucionária “Cláusula de Barreira Zero”, apresentada e defendida pelo Movimento Grêmio Vencedor (MGV), a qual foi rejeitada. O Conselho Deliberativo, ao invés de abrir as portas do clube à democracia plena e completa, preferiu manter em vigor, ainda que atenuado, um instrumento que afasta o associado da participação efetiva na vida do clube e da deliberação de questões relevantes ao seu futuro.

Integrantes do MGV formularam, ainda em agosto de 2009, algumas outras propostas de alteração que poderiam estar sendo submetidas à ratificação dos associados e que certamente seriam um acréscimo ao Estatudo do clube, tais como:
a) a realização de eleições diretas para o Conselho de Administração (Presidência)
b) a utilização de meios alternativos ao escrutínio
c) a alteração do calendário eleitoral para não prejudicar a participação do clube em competições oficiais
d) a obrigatoriedade da prestação de contas relativa ao processo eleitoral
e) a atribuição à Comissão Eleitoral, e não mais à Presidência, da condução do processo eleitoral
f) a restituição da Vice-Presidência de Futebol e a garantia de sua participação no Conselho de Administração
g) a vedação de concessão de benefícios a grupos de associados que não sejam extensíveis a todos.

A pertinência dessas questões é manifesta, em especial no que diz respeito à prestação de contas, à fixação da competência da Comissão Eleitoral para evitar desmandos e à vedação da concessão de privilégios. Sem contar a situação do Departamento de Futebol, hoje chefiado por um executivo contratado e que atua sem a coordenação de um agente político que represente a direção do clube. Em que pese apresentados com precedência, tais temas ainda não foram apreciados sequer pelo Conselho Deliberativo, talvez porque alguns deles não contam com a simpatia da atual gestão.

Menos mal que, recentemente, um dos projetos importantes apresentados pelo MGV, que trata da implantação da Ficha Limpa nos processos eleitorais do Grêmio, foi aprovado e, agora, com a concordância da Assembleia Geral, deverá constar no Estatuto. Um instrumento de controle republicano indispensável para garantir a idoneidade das pessoas que ocuparão os cargos eletivos do clube.

Sábado é dia de democracia, de pluralidade. Vá ao pátio do estádio Olímpico, sócio gremista, e, da forma ordeira e pacífica que caracteriza nossa torcida, faça sua manifestação, dê a sua opinião e ajude a construir o Grêmio que todos queremos: vencedor. De nossa parte, continuamos firmes no propósito de fazer sempre o melhor pelo nosso Tricolor, chamando atenção para as decisões que julgamos equivocadas e apresentando propostas que visem o bem do Grêmio, de seus sócios e de sua magnífica torcida.