O modelo de gestão que inspira Fábio Koff

Data da Postagem: 27/06/2012

Koff ainda não decidiu se irá concorrer nas eleições para presidente do Grêmio no final do ano

Matéria do jornal Zero Hora aborda futuro do Grêmio e Fábio Koff Jr., integrante do MGV, fala da possibilidade do pai ser candidato

Luís Henrique Benfica

O livro A Bola não entra por acaso, escrito por Ferran Soriano, vice-presidente do Barcelona entre 2003 e 2008, serve de inspiração para o grupo político que prepara a candidatura de Fábio Koff a presidente do Grêmio.

Um resumo da obra foi transformado em dossiê e apresentado a Koff, que mostrou-se entusiasmado com as ideias que o grupo, formado por empresários e industriais de renome, pretende ver implantadas no Grêmio.

O material foi repassado pelo ex-presidente a seus antigos colaboradores no Clube dos 13, entre eles o diretor jurídico Celso Rodriguez. Ele pediu um estudo sobre a viabilidade de se aplicar em um clube brasileiro uma estratégia bem sucedida na Europa.

Aspectos como negociação com jogadores, análise da estratégia das equipes adversárias, estilos de lideranças de treinadores e, sobretudo, alterações na filosofia de gestão são abordados no livro de Ferran Soriano. Conforme a obra, o Barcelona, para crescer, cortou custos, desenvolveu ações de marketing e firmou-se como empresa de alcance global.

Koff ainda não decidiu se irá concorrer. A novidade é que ele já não é mais definitivo ao rejeitar tal possibilidade, como ocorria até o início do ano. Uma das razões para a mudança de posicionamento é a promessa feita pelos empresários de que ele irá dispor de elevados recursos financeiros para aplicar na contratação de jogadores. Uma soma que pode ultrapassar os R$ 100 milhões.

Presidente campeão da Libertadores e do mundo em 1983, Fábio Koff teria amplos poderes para montar seu conselho de administração, composto em sua maioria por empresários.

— Ele não descarta concorrer. Mas ainda está pensando. Quer, primeiro, amadurecer bastante a ideia — informa Fábio Koff Jr., filho do ex-presidente e integrante do movimento Grêmio Vencedor.

Ele confirma que o pai tem mantido frequentes encontros com grupos oposicionistas interessados em lançar sua candidatura. E que a decisão será acatada pela família, que, preocupada com problemas de saúde enfrentados recentemente, era contrária a sua volta ao clube. Consultados, amigos do ex-presidente garantem que ele já está recuperado.

Foto: Félix Zucco/Agência RBS