Oportunidade desperdiçada

Data da Postagem: 10/12/2013

Na última segunda-feira (9), o Conselho Deliberativo (CD) do Grêmio apreciou a proposta de alteração no estatuto do clube formulada pelo conselheiro Renato Moreira, endossada por diversos conselheiros e apoiada formalmente pelo presidente Fábio Koff.

O projeto, cuja edição original tramita no CD desde 2009, versa sobre quatro temas principais: (1) eleições a cada três anos, em pleitos unificados para presidência e renovação do CD; (2) ao final da temporada - e não mais em meio ao segundo semestre; (3) resgate da função de vice de Futebol; e (4) redução de um assento no Conselho de Administração (CA).

Cabe destacar aqui que a versão inicial foi, inclusive, SIMPLIFICADA em 2013, após as eleições de renovação do CD em setembro, de forma a concentrar-se exclusivamente naquilo que era bandeira comum das principais chapas envolvidas no processo eleitoral.

Assim, em sessão extraordinária no Salão Nobre do Estádio Olímpico, os 206 conselheiros presentes responderam aos seguintes questionamentos, em votação nominal:

1. Você é a favor do mandato de 3 anos para o Presidente e para o Conselho de Administração, em eleições conjuntas?

2. Você é a favor que as eleições ocorram no final do ano, em até 10 dias após o último compromisso oficial do clube em competições oficiais?

3. Você é a favor da criação do cargo de vice-presidente de Futebol, nomeado pelo presidente?

4. Você é a favor da redução do número de vice-presidentes do CA de 6 para 5 ?

Embora todas as proposições tenham recebido a maioria de votos favoráveis, NENHUMA delas foi aprovada - a matéria, para “passar”, necessitava de metade mais um do total de membros do CD.

Impõem-se, assim, as seguintes reflexões: por que os grupos políticos, especialmente os Movimentos Grêmio Independente e Grêmio Novo, que abertamente declararam-se favoráveis ao projeto na recente campanha de renovação do CD (Chapas 7 e 5, respectivemente) agora QUEBRARAM promessa e votaram contra?

O projeto teria recebido outro tratamento não tivesse sido apresentado por um vice-presidente da Gestão Koff?

A alegação de que a proposta (em tramitação desde 2009 e simplificada em 2013!) carece de maior debate e ajustes também seria utilizada, fosse outro o proponente?

Se o objetivo central é distensionar o ambiente político do clube - que tem ou deveria ter no futebol sua razão de ser -, parece-nos estarrecedor constatar que o CD sobreponha aos interesses da instituição os interesses próprios de movimentos específicos. E que descumpra compromisso EXPLICITAMENTE assumido há menos de três meses com o associado gremista.

Mesmo que porventura tal proposição venha a ser doravante rediscutida e, quiçá, aprovada, não nos resta dúvida de que o CD do Grêmio desperdiçou, lamentavelmente, mais uma oportunidade histórica na última noite.

COORDENAÇÃO MOVIMENTO GRÊMIO VENCEDOR